20 e Tantos - "Responda! Quem mentiu pra mim?"


"Por que, quando criança, prestigiamos tanto os que chegaram aos 20? Por que mentiram pra nós sobre o que passaríamos? Sabe-se bem que os tempos mudaram desde anos 2000 pra cá. Antigamente, num jantar, o maior pedaço da carne ia para os pais, a melhor parte do frango e por aí vai. Conquanto, hoje não. Criaram-nos numa espécie de redoma. Isso, uma redoma de vidro, como a rosa do filme A Bela e a Fera.
Tudo é dado em nossas mãos, nossos pais trabalham para nos oferecer o melhor sempre. Com isso, crescemos tendo que imaginar como será que o mundo nos tratará após os nossos 18 anos. Achamos mesmo que seria a tal liberdade que tanto queríamos. No entanto, não. Adivinhe: fomos enganados.  
 Pensamos esse tempo todo que uma boa colocação no vestibular era fácil  de ser conseguida. Alcançaríamos nossas metas de maneira rápida e elegante! Não! Não tá sendo assim! Não vai ser assim! 
A competição é grande! Você estuda mais de doze horas pra dormir e começar de novo, e de novo e de novo! 
         Chegou o grande dia! “Passei! Obrigado pai, mãe, família, os que me apoiaram! - (Quando se tem alguém pra apoiar seu sonho)  - agora, tudo está tranquilo (...) "

Surpresa! Estude mais doze horas, por favor! Isso quando, você além de cursar ou fazer faculdade, também trabalha. Normalmente, num local que não te faz feliz (Além do mais, não é sua área). Você precisa manter sua nota, precisa de um 10, precisa de um A! 
Sua coluna não está legal, você não consegue encontrar seus amigos (Que parecem estar num mar de rosas) pra tomar umas cervejas ou as cachaças de sempre.
         As respostas de sempre são Não dá,  tenho que estudar”. As contra respostas são “Nossa, como você é velho!”. O único alívio que se tem é quando procrastinamos! Nossa! Como isso é bom! Dar aquela simples abandonada e dizer "Deixa pra depois, amanhã faço. Vence no dia dois.” (Phill Veras, Dia Dois)
          Qual era nossa meta? Ser feliz? Mas, ser feliz com qual idade? Como assim!?! Como meus pais conseguiram, como eles passaram tão bem essa "fase"? Lembra da redoma? É isso! 
Vivemos num sistema que nos diz o que fazer, que dita nosso passos e que para sermos felizes, temos que ter dinheiro.  Não é simplesmente “realizar seu sonho”.
              Será essa a verdade? Eu não sei! O que carregamos no peito é esperança.  A plena consciência de que um dia dará certo, valerá a pena. 
    Aos desesperançados: Acredite! Continue! Sonhe!  Liberte-se! Acredite em si mesmo,  continue com sua caminhada, sonhe seus sonhos, liberte -se de seu preconceito e de suas algemas! 
             Conselho: Surte, grite e procrastine. Vai tirar 10 e aliviar essa sua coluna que tem 70 anos!"

Matheus Souza tem 20 anos, é carioca, concurseiro, futuro militar  e um desajustado social. Ele achou bacana dividir seu relato dos 20 e tantos com a gente. Quer fazer o mesmo? Envie seu relato para euiwamura@gmail.com e entraremos em contato. :D

Comentários

Postagens mais visitadas